quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como baixar músicas de forma segura


Baixar música na internet é cada vez mais comum, mas esse passatempo pode render muita dor de cabeça aos internautas. Os softwares que permitem o download, chamados de P2P (Peer to Peer) podem esconder ameaças perigosas ao bom funcionamento do computador. Veja algumas dicas de como se prevenir.

• A primeira coisa a ser feita para evitar problemas é escolher com cuidado o software de P2P. Existem vários aplicativos disponíveis gratuitamente na internet, mas é importante que você faça o download em um site seguro.

• Na hora de trocar arquivos também é preciso manter os olhos abertos porque, normalmente, eles vão de um computador a outro sem passar por nenhum controle ou filtro de segurança.

• Com essa porta aberta, vários crackers aproveitam para incluir malwares nos arquivos de música e filme que compartilham, sem que o usuário saiba. Pra minimizar os riscos é imprescindível manter um bom antivírus atualizado.

• Outra dica é ler os comentários dos usuários antes de escolher o que baixar. Depois de realizado o download, faça o antivírus analisar o arquivo antes de abri-lo.

• Um perigo que poucas pessoas consideram quando estão baixando músicas são as restrições impostas pela lei de direito autoral. No Brasil, essa discussão ainda está engatinhando, mas é preciso ficar atento. Avalie se não vale a pena pagar alguns centavos por alguns arquivos, mas ficar tranquilo.

• Por último, é preciso estar ciente de que nas redes P2P não raro vende-se gato por lebre. Ou seja, o nome do arquivo não é condizente com o conteúdo. Por isso esteja alerta, principalmente, para não expor crianças a conteúdo inapropriado. Lembre-se sempre: use o bom senso e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário