quinta-feira, 15 de julho de 2010

10 Dicas para garantir a segurança de seu filho na internet


Educar e cuidar de crianças hoje não é a mesma coisa que há vinte anos. Uma das grandes diferenças é resultado da ampliação do acesso à informação e das novas formas de relacionamento, que também impactam o modo de vida dos pequenos. A internet muda tudo. Para ajudar os pais nesse universo completamente novo, aqui vão algumas dicas.


1- Explique os perigos da internet – Se seus filhos são grandes o bastante para usarem o computador (o que acontece cada vez mais cedo), então estão prontos para receberem informações sobre os perigos que podem encontrar. Tenha essa conversa com eles e abra o caminho para o diálogo franco.

2- Crie uma lista clara de coisas que não se deve fazer. No topo da lista: não fornecer informações pessoais como sobrenome, endereço, cidade, número de telefone, nomes de parentes, nome ou local de trabalho dos parentes. Avalie se é importante deixar essa lista ao lado do PC, para ser consultada sempre que houver dúvida.

3- Bloqueie sites inapropriados. Isso pode ser feito tanto restringindo acesso por tipo de conteúdo, quanto bloqueando sites específicos. O Windows tem uma ferramenta para essa necessidade, basta configurar o Controle dos Pais. Mas você também pode baixar programas específicos para controlar o que as crianças fazem na internet.

4- Explore junto. Se esforce para, periodicamente, sentar com seu filho e navegar no incrível mundo da internet. Você pode ensinar hábitos bacanas, mostrar sites interessantes e aproveitar para reforçar o que deve ser evitado.

5- Esteja atento a perigos ocultos. Algumas vezes, imagens inapropriadas ou outros conteúdos censuráveis podem chegar por e-mail, estar no Blog ou rede social de um colega ou chegar por meio de sites de compartilhamento de arquivos. Este é mais um motivo para você monitorar o uso do computador por crianças.

6- Monitore a comunicação instantânea, como MSN e outros programas de bate-papo. Pedófilos e outras pessoas mal-intencionadas geralmente conhecem suas vitimas em salas de bate-papo e a aproximação acontece por trocas de mensagens instantâneas. Alguns programas de controle dos pais bloqueiam conversações desse tipo, o que pode ser bem radical. Uma alternativa é salvar todas as conversas e sempre dar uma olhadinha rápida. Alguns softwares ainda alertam os pais caso as crianças escrevam ou recebam mensagens suspeitas.

7- Estimule conversas sobre internet. Aproveite algumas notícias ou novidades para conversar com seu filho sobre a internet. Fale de outras coisas além de segurança para não parecer sempre o chato da vez. Essa troca pode ser importante no futuro.

8- Estabeleça uma relação de confiança. Pergunte para seu filho como anda a vida cibernética, tente abordar temas espinhosos, para que seu filho se sinta a vontade e confiante se algum dia precisar de sua ajuda.

9- Saiba quais são os jogos preferidos de seu filho. Alguns jogos induzem à violência e devem ser evitados. O Controle dos Pais, do Windows, pode fazer este serviço, mas tente também conversar sobre esse assunto e ver se ele mesmo não opta por jogos menos sangrentos.

10- Estabeleça um limite de horas online. O mundo mudou e será difícil deixar seus filhos longe da internet. Mas viver virtualmente tampouco é saudável. Estabeleça um limite e configure seu PC para desligar automaticamente.


Matéria retirada do portal terra: http://internetsegura.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=240

Nenhum comentário:

Postar um comentário